Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

eisFluências de Fevereiro de 2012



ESCOLA, FAMÍLIA E CULTURA
por Carlos Lúcio Gontijo

As escolas, mais que nunca, precisam inserir as famílias no processo educacional como meio de ao menos alcançar alguma diminuição no avanço do nível de rebeldia e agressão por parte dos adolescentes. As análises dos estudiosos e técnicos que lidam com dados relativos à violência no ambiente escolar sugerem que, antes de ser vistos como simples casos de polícia, problemas como droga e demais transgressões cometidas por crianças e adolescentes devem, numa primeira fase, ser tratados como questões pelas quais as escolas e as famílias precisam responsabilizar-se.
Logicamente, para abraçar essa exigência, a estrutura escolar necessita equipar-se adequadamente, com quadros suficientes de psicólogos e assistentes sociais, que tenham condições de dialogar com os lares dos quais provêm os alunos com problemas de comportamento ou dificuldade de aprendizado, uma vez que os professores e as escolas não podem ser utilizados como substitutos ou tomar o lugar de pai e mãe, que não raro visualizam a entidade escolar como depósito de crianças e adolescentes com as quais não conseguem ou não têm tempo de lidar.
O trabalho psicopedagógico com estudantes flagrados usando drogas no entorno ou mesmo no interior de instituições de ensino merece uma avaliação mais abrangente e multidisciplinar, envolvendo psicólogos, professores e pais, pois que é notória a percepção de que, quase sempre, os jovens usuários de drogas não são apenas jovens de lares desestruturados, mas indivíduos que vivem em ambientes nos quais impera o diálogo familiar ruim, em que é cada vez mais comum pai e mãe trabalharem para o sustento material dos filhos, ficando sem o tempo necessário para o estreitamento dos laços afetivos de compreensão, confiança, respeito e amizade, o que leva os lares a ser constituídos por estranhos que moram sob o mesmo teto. E, convenhamos, o simples apelo à força da consanguinidade pouco vale nesses casos!
Todavia é bom que nos lembremos de que educação e cultura no Brasil sempre foram áreas desprezadas e mal administradas ou tratadas como de menor relevo, apesar de todas as autoridades constituídas terem pleno conhecimento de que o país não chegará a lugar algum se não coadunar o crescimento da economia com a evolução do nível educacional de sua gente. Se assim não se der, o Brasil jamais passará de nação rica com povo pobre, porque sempre haverá bolsões de miseráveis e cidadãos incapazes de cuidar de si mesmos, exatamente pela letargia advinda da ignorância e falta de discernimento. A explícita realidade é que não existe nada mais dispendioso para o Estado que o cidadão desprovido de escolaridade e conhecimento suficiente em face das exigências do mercado de trabalho cada vez mais informatizado.
Quem como nós se entrega ao exercício da literatura e do jornalismo assiste à crescente escassez de leitores, num panorama tortuoso e de difícil saída, principalmente quando nos deparamos com caderno de cultura da importância de um jornal “Globo”, desperdiçando o precioso espaço de seu site para mesurar quantas vezes as “meninas” do Big Brother Brasil de 2011 se masturbaram no transcorrer do educativo programa. Não há como envidar esforços em prol da educação em meio a tantos fatores de deseducação dessa magnitude.
O povo brasileiro (todos nós) está à espera da inauguração de uma escola assentada em ensino democrático, onde a comunidade escolar seja protegida pela prática de conceitos didático-pedagógicos modernos, ministrados por professores bem remunerados e em constante reciclagem. Somente dessa maneira nosso sistema de ensino será capaz de transmitir conteúdo didático e lições de solidariedade e amor ao próximo, que ficarão fixados na mente dos estudantes através da harmônica sintonia entre instituições de ensino e pais de alunos, numa interação que, mais que salvar jovens da ignorância, os afastará da delinquência proveniente do poder de cooptação praticado pelos inescrupulosos agentes do narcotráfico, que tão bem sabem tirar proveito da falta de união, compromisso social, senso coletivo e congraçamento da chamada sociedade organizada.

Carlos Lúcio Gontijo
Poeta, escritor e jornalista

3 comentários:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Revista eisFluências, mais uma edição que abrange vários seguimentos da nossa Literatura, para engrandecer nossa leitura.
E ainda a nova presença do Escritor Carlos Leite Ribeiro, onde fala do mundo maravilhoso da Rádio.A Poetisa M. Cristina Garay Andrade, nos brinda com seus belos poemas, Oleg Almeida, numa entrevista com o expoente Silas Correia, a quem conheço a mais de 10 anos da Net.Adriano Algusto , pessoa de minhas relações, a falar de Fado, isso é gratificante.
E quase ao fim um artigo merecedor de destaque do Escritor,Jornalista e Poeta Carlos Lúcio, onde seu artigo "
ESCOLA, FAMÍLIA E CULTURA " , da uma visão deste meio Educacional, vem falhando com assustadores números de dependentes nas escolas , até de bom nível, nos mostra como estamos defasados e impotente diante dum assunto tão serio nos meios escolares.
Enfim, a Revista veio para marcar, e seguir um caminho com SUCESSO! Parabéns aos seus Idealizadores, seus Diretores e Colaboradores.
Efigênia Coutinho
Presidente Fundadora - AVSPE
www.avspe.eti.br/

Unknown disse...

Agradeço-lhe penhorado a sua analise concreta e objectiva desta revista.
É uma honra receber os comentários da grande Efigênia Coutinho.
As minhas sinceras saudações.
Victor Jerónimo

Carmo Vasconcelos disse...

Prezada Escritora e Poetisa, Efigênia Coutinho, digna Fundadora da nobre Academia AVSPE:

A Revista eisFluências agradece, desvanecida, a sua leitura atenta, e o seu estimulante apreço ao nosso trabalho conjunto, gentileza a que já nos habituou, como nobre leitora, autora e divulgadora de Letras, cujo empenho nos caminhos da Palavra todos nós reconhecemos com gratidão.

O nosso grato e amistoso abraço,

P'la Revista eiFluências,
Carmo Vasconcelos
(Directora Cultural)