Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

eisFluências - Fevereiro de 2010 - Suplemento





ACONTECEU NO RECIFE
Por Mercêdes Pordeus

I Encontro de Escritores de Pernambuco/Brasil

Antes de falar no evento propriamente dito, gostaria de deixar registrado para esclarecer o que é o Encontro  Pernambucano de Escritores.
Estas são palavras do coordenador geral do evento, o escritor Antônio Neto de Serra Talhada, solicitei que ele
resumisse o que é o Encontro Pernambucano de Escritores, para que nos fosse dada a idéia da grandiosidade do projeto:
“ O I Encontro de Escritores de Pernambuco nasceu da idéia de se promover e facilitar o relacionamento entre  os escritores que atuam em Pernambuco, abrangendo todas as regiões do Estado - do Sertão ao litoral, passando pelo Agreste e Zona da Mata. O objetivo principal desse encontro é o de promover a literatura e de incentivar a leitura em nosso Estado e ao mesmo tempo fortalecer a cultura literária em Pernambuco. É um
projeto diferente dos demais já realizado em nosso Estado, uma vez, que a nossa proposta é a união pelas letras e desta forma se construir um elo entre os diversos grupos literários atuantes em Pernambucano. A idéia é de que seja um encontro itinerante, isto é, o primeiro encontro aconteceu em Recife, representando a Região Metropolitana, o segundo deverá acontecer em uma das outras regiões do Estado - Sertão, Agreste ou Zona da Mata do Estado, assim por diante, até que todas os unidades literárias isoladas nas diversas cidades do interior estejam integradas ao movimento cultural. Esse projeto é sem dúvida nenhuma um convite a todos os amantes da literatura para se envolverem, participando, através de apresentação de seus trabalhos e da comunicação de suas vivências e experiências na promoção da cultura, independente de estilos, respeitando a diversidade e a pluralidade, incentivando a busca de uma nova visão literária através de palestras e debates enriquecedores. Assim, a troca de experiência e de cultura vai enriquecer o universo cultural de Pernambucano. Por outro lado, esse encontro é uma vitrine para se promover e divulgar a literatura de Pernambuco e facilitar parcerias culturais entre os diversos grupos literários do Estado”.

Sem comentários: