Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

eisFluências de Outubro de 2011



DOIS ANOS
Dois anos de eisFluências.

Dois anos onde pusemos as nossas esperanças e o nosso amor à arte da divulgação cultural.
Dois anos em que procurámos incansavelmente, oferecer ao leitor o que de melhor há em literatura, pesquisando meios desconhecidos do publico leitor, e enfrentando as dificuldades inerentes a qualquer revista, para obtermos o prazer final da edição que vá agradar a quem nos lê.
Podemos parecer presunçosos, mas se analisarmos profundamente cada revista, desde a primeira edição, veremos  como a cada edição fomos crescendo, não só na aparência, como no conteúdo.
Foi um começar atabalhoado, próprio de qualquer revista nova que se dá à estampa, e somente na continuação se foram firmando os nossos quereres.
A Direção da revista eisFluências, bem como os seus autores coadjuvantes,  é composta por pessoas que amam a literatura, amam a poesia e as artes em geral e, sobretudo, gostam de partilhar conhecimentos.
É na partilha de conhecimentos que reside o maior bem da humanidade e sem essa partilha ainda hoje dormiríamos na idade da pedra.
Todos sabemos que a internet nos abriu perspectivas nunca antes imagináveis e que através dela tomámos vários poderes, inclusive o da divulgação literária.
Mas muitas pessoas ainda não têm acesso a este bem maior, por isso a eisFluências desde o seu primeiro número preocupou-se em transmitir o conhecimento a pessoas privadas desse acesso, imprimindo cem exemplares para distribuir por órgãos ligados à cultura.
Tarefa difícil, se pensarmos que a impressão desses exemplares sai do orçamento familiar de quem faz a revista e, por isso, em Agosto, a revista no seu site http://eisfluencias.ecosdapoesia.org/ lançou a campanha “Doações” .
Entretanto, temos tido gratas surpresas, como a de chegarmos a consultórios e vermos várias revistas eisFluências expostas, para quem as quiser ler enquanto espera a solução para os seus males.
Certo dia, num consultório, uma pessoa que lia quase que avidamente a revista, comentou connosco (sem saber quem éramos) a utilidade do acesso gratuito à cultura, num consultório onde geralmente só se encontram revistas sem valor cultural.
Isso levou-nos a pensar, mais uma vez, que as pessoas têm avidez de cultura e só não acessam a ela porque a selva da cidade não deixa, nem a dispõe em locais de fácil acesso. Aqueles locais onde o público tem de parar obrigatoriamente e onde a maioria das vezes cochila ou vê os defeitos do teto, ou aprecia intimamente o modo de vestir de cada um, sem ter algo mais para percorrer com os olhos, sem ter uma revista que lhe dê algo diferente.
Isto é, também, caro leitor, a nossa (vossa) revista eisFluências.
A eisFluências procura chegar aonde a cultura não chega e pretende ser um órgão de divulgação, competente e multifacetada, igualmente para estes leitores, da cultura mais afastados.
Muito, mas mesmo muito, há a fazer ainda, assim Deus o permita.
É com orgulho, muita fé e perseverança que chegámos aqui e queremos continuar, pelo menos com mais um zero à frente do dois, (?) e se a vida não nos permitir, outros que o façam por nós, mas com a mesma seriedade, amor e competência.
Contamos consigo, estimado leitor, e para o ano cá estaremos, se Deus quiser, para comemorarmos juntos mais um aniversário.
Para todos uma boa leitura

Victor Jerónimo
Director da revista eisFluências
Recife/Brasil
Lisboa/Portugal

Sem comentários: